Centro Regional de Coordenação de Monitoria, Controlo e Fiscalização da Pesca da SADC em Moçambique


Data: 05/09/2019

A pesca Ilegal, um mal a erradicar, constitui um dos maiores desafios que o país enfrenta. Com efeito, as estimativas de prejuízo financeiro ao país, causado pela pesca furtiva, são de, pelo menos, 60 milhões de dólares/ano, o que nos coloca grandes desafios, no que toca ao reforço da fiscalização da nossa costa.

Sendo assim, Moçambique prepara-se para construir um Centro de Coordenação de Monitoria e Fiscalização da Pesca ao nível região da SADC, um empreendimento que se enquadra no projecto Swiofish1, implementado pelo governo de Moçambique através do MIMAIP, que contempla o reforço da colaboração regional para o desenvolvimento da pesca como um dos seus marcos.
A instalação do Centro Regional de Controlo, Monitoria e Fiscalização da Pesca (MCS) da SADC, na Katembe, será um ganho importantíssimo nesta frente de combate. No entanto, enquanto isso não acontece, o sector está empenhado em trabalhar na busca de soluções inovadoras e coordenadas, a nível nacional, regional e internacional, na adopção de mecanismos criativos e formas mais arrojadas para que a fiscalização seja realmente efectiva e a luta contra a pesca ilegal seja ganha.

Na sequência, o Fundo de Fomento Pesqueiro, acaba de lançar um concurso público internacional para a submissão de candidaturas para a selecção de empreiteiro para a construção do referido empreendimento na zona da katembe, província de Maputo.