Piscicultores de Nicoadala recebem kits de trabalho


Data: 15/05/2024

Oito piscicultores, entre eles duas mulheres, beneficiaram, recentemente, de kits de trabalho para a abertura e manutenção de tanques piscícolas, no distrito de Nicoadala, província da Zambézia, numa iniciativa do IDEPA, no âmbito da implementação do ProDAPE.
O kit recebido por cada aquacultor é composto por pá, carrinha de mão, enxada, catana, picareta, tubos pvc, redes de pesca, entre outros meios.
A cerimónia foi dirigida pela Administradora do Distrito de Nicoadala, Adelina Tiroso, que, na ocasião, enalteceu os esforços do Governo de Moçambique, através do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, que com o ProDAPE vem imprimindo várias dinâmicas com vista a promover a actividade aquícola, materializada com o alcance de diversos intervenientes na cadeia de valor da aquacultura.
A administradora apelou aos beneficiários para o bom uso dos materiais recebidos, pautando pela racionalidade, com vista a alcançar resultados satisfatórios, sem descurar as técnicas de resiliência às mudanças climáticas.
Por seu turno, os beneficiários, falando sobre este apoio, mostraram-se satisfeitos porque, segundo eles, vai ajudar na abertura e reabilitação de tanques, contribuindo dessa forma para o aumento da produção e da produtividade.
Paulo Canhanga, aquacultor beneficiário, referiu que, para além da alocação de meios, o ProDAPE tem lhe ajudado com alevinos para povoamento, treinamento técnico e assistência permanente.
Lucas Tomé, outro piscicultor de Nicoadala, também expressou a sua satisfação com a ajuda recebida e manifestou o desejo de ver esta iniciativa replicada, abrangendo outros aquacultores, de modo a catapultar a produção de peixe.
O Delegado Provincial do IDEPA na Zambézia, Mário Daniel, disse que, com este material, espera-se que os piscicultores possam se reerguer dos efeitos nefastos do ciclone Freddy.
Segundo ele, o IDEPA continuará a desencadear acções com vista a aumentar a produção aquícola naquela parcela do país.