Doe Coletes, Salve Vidas” escala CCP da Costa do Sol


Data: 15/05/2024

Numa campanha engrandecedora e a todos os títulos de verdadeira cidadania, o Instituto Nacional do Mar (INAMAR) está a levar a cabo uma campanha “Doe Coletes, Salve Vidas”, destinada a apoiar os pescadores e as comunidades costeiras em material de segurança marítima.
Espevitada pela onda de acidentes marítimos que têm apoquentado o país, o mais grave dos quais em Lunga, província de Nampula, onde perderam a vida 98 pessoas, a campanha tem em vista contribuir na redução da ocorrência de óbitos em caso de sinistros no mar ou nas águas interiores.
A iniciativa, que tem estado a despertar vivo interesse no seio de instituições públicas e privadas e dos parceiros de cooperação, foi esta terça-feira, 14/05, abraçada pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) entregou ao INAMAR 70 coletes e sete bóias salva-vidas.
Na mesma ocasião, o INAMAR, por seu turno, procedeu à entrega, deste material, de 20 coletes e duas bóias ao Conselho Comunitário de Pesca (CCP) da Costa do Sol, na cidade de Maputo.
Perante a curiosidade e avidez dos pescadores, reunidos na sua sede, o Presidente do Conselho de Administração do INAMAR, Isaías Mondlane, disse que estes kits constituem uma contribuição do Governo e seus parceiros para minorar os efeitos funestos dos acidentes marítimos.
Segundo ele, porque o apoio não é suficiente para satisfazer a demanda, os pescadores, organizados através dos respectivos CCP, devem se preocupar em ter estes meios fundamentais na sua actividade.
“Ter este material não é um investimento em vão; é salvar vidas”, concluiu Mondlane.
Intervindo igualmente no acto, o Director da AICS, Paolo Sertoli, afirmou que a sua instituição abraçou esta causa por entender que pode, também, contribuir para que os acidentes marítimos não semeiem mais luto nas famílias moçambicanas.