EXTENSIONISTAS DE AQUACULTURA NO NIASSA, RECEBEM MEIOS CIRCULANTES PARA MELHORAR ASSISTÊNCIA AOS PISCICULTORES


Data: 09/05/2024
Seis extensionistas de Aquacultura, afectos aos distritos de Lichinga, Mecanhelas e Lago na Província do Niassa receberam hoje (08/05/2024) motorizadas para melhorar a assistência aos piscicultores destes pontos onde o Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE) está sendo implementado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura, IP (IDEPA).
A Governadora da Província, Elina Judite Massengele, foi quem procedeu a entrega dos meios à estes profissionais.
Na ocasião, a Governadora incentivou aos extensionistas a usar correctamente este meios para que tenham maior durabilidade e consequentemente maior tempo de assistência técnica aos piscicultores convista ao incremento da produção do peixe.
Em entrevista, Noémia Sabonete e Celso Malate, ambos técnicos extensionistas de Aquacultura, manifestaram sua satisfação e referiram que com as motorizadas, a assistência técnica que antes era defeituosa passa para a historia.
Por seu turno, Clemente Nicolau, Delegado do Instituto de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura do Niassa (IDEPA, IP) referiu que com esses meios, condições estão criadas para o alargamento da capacidade de assistência aos piscicultores, e reduzirá o tempo de trabalho visto que antes se faziam ao campo com meios emprestados que em algum momento era muito difícil cumprir com as metas do projecto. Acresceu ainda que a província possui um produtor de ração que fornece aos piscicultores interessados.