Paula Santana Afonso nova Directora-Geral do IDEPA


Data: 09/02/2022

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, empossou, esta quarta-feira, Paula Santana Afonso para o cargo de Directora-Geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura (IDEPA, IP).

Intervindo no acto, e perante os membros do Conselho Consultivo, Augusta Maíta afirmou que, face aos grandes desafios que se impõem ao IDEPA e tendo em conta, também, a urgência na sua execução, a aposta na prata da casa mostrou-se a mais ajustada, daí a escolha ter recaído na Dra Paula Santana Afonso.

Especificando alguns desses desafios, a ministra enumero o Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (ProDAPE), o Censo da Pesca Artesanal e Aquacultura e outro projecto a ser apresentado em breve.

Quadro do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas há muitos anos, Paula Santana Afonso, na sua trajectória, exerceu, entre outros, o cargo de Directora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, até 2016.

Referindo-se à actual reestruturação do sector, Augusta Maíta disse que se impunha a devida adequação ao novo regime, facto que motivou, também, a tomada de posse dos respectivos titulares, neste caso, reconduzidos.

Trata-se de Lúcia Sumbana, Directora-Geral do Instituto Nacional de Inspecção do Pescado (INIP, IP) e do seu adjunto, Carlos Riquixo; de Larsen Vales, Director do Museus do Mar; e de Cassamo Júnior, Director-Geral-Adjunto da Administração Nacional da Pesca (ADNAP, IP).