Niassa recebe meios circulantes para melhorar assistência aos aquacultores


Data: 03/05/2024

A província do Niassa recebeu, esta quinta-feira, 02/05, uma viatura e seis motorizadas para melhorar a assistência aos aquacultores daquela parcela do país.

O Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, foi quem procedeu à entrega dos meios ao Governo da Província, representado por Mauro Pius, Director do Gabinete da Governadora Elina Judite Massengele.

A viatura e as motorizadas estão enquadradas no Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (ProDAPE), implementado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura (IDEPA) em sete províncias do centro e norte do país, sendo que, no Niassa, beneficia os distritos de Lichinga, Lago, Mecanhelas, Majune e Mandimba.

Na ocasião, o Vice-Ministro disse que os meios alocados destinam-se a melhorar a assistência e, também, contribuírem para o incremento da produção do peixe em cativeiro na província.

“Quero apelar a este grupo para o bom uso destes meios e que, acima de tudo, tragam os resultados que pretendemos”, destacou Bongece.

Por seu turno, a Directora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola para Moçambique (FIDA), Jaana Keitaanranta, presente na cerimónia, disse que os meios entregues vão reforçar a capacidade do Governo na assistência aos piscicultores e produtores, com vista ao aumento da produção e da produtividade aquícola, referindo que Niassa tem vantagens em termos de condições agroecológicas.

Já o Director Mauro Pius agradeceu este gesto e afirmou que, com aqueles meios, a província sente-se aliviada.

“Com estes meios podemos assegurar que os nossos dados estatísticos sejam mais credíveis. O extensionista poderá chegar até às zonas mais recônditas”, concluiu.