Moçambique partilha na Commonwealth desafios de gestão da costa marítima


Data: 24/04/2024

A experiência moçambicana na gestão da sua longa costa marítima e os desafios daí decorrentes, nomeadamente factores externos como a pesca ilegal, pirataria, tráfico de drogas e outros males que podem comprometer a segurança do país e da região, foi partilhada na Commonwealth, no decorrer da Reunião Ministerial realizada semana última em Larnaca, no Chipre.
Representado pelo Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, e num encontro presidido pela Secretária-Geral da Commonwealth, Patrícia Scotland, Moçambique destacou, para o efeito, o processo de acolhimento do Centro Regional de Coordenação de Monitoria, Controlo e Fiscalização das Pescas da SADC como um elemento demonstrativo do seu engajamento na luta global contra a pesca ilegal e todos os malefícios que disso resultam.
Intervindo na sessão, Henriques Bongece falou da experiência do país na governação do oceanos, bem como a aprovação de instrumentos estratégicos do sector, designadamente POLMAR e EDEA, destacando ainda o facto de a Economia Azul ser uma das prioridades na governação.
O Vice-Ministro manifestou disponibilidade do Governo de Moçambique em colaborar com a Commonwealth para o alcance dos compromissos assumidos no Chipre e na gestão racional e sustentável dos recursos marinhos para o bem estar das populações.
Refira-se que, nesta deslocação, Henriques Bongece fez-se acompanhar pelo Director Nacional Adjunto da Direcção de Políticas e Cooperação, Víctor Zimba.