MIMAIP e MCC avaliam implementação de projectos


Data: 07/02/2023

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas e o Millennium Challenge Corporation (MCC) avaliaram, segunda-feira, 7/2, o “Projecto de Gestão Integrada do Clima e de Desenvolvimento Costeiro” (ICMCDP).
A ser implementado na província da Zambézia e tendo como entidade fiduciária o ProAzul, o projecto beneficiará pessoas individuais, organizações de base comunitária, cooperativas e PME envolvidas nas cadeias de valor azuis, com a perspectiva de aumentar a renda familiar e reduzir a pobreza através do crescimento económico.
Com o ICMCDP, espera-se a melhoria da produtividade dos ecossistemas marinhos e costeiros, aumento da resiliência às mudanças climáticas e criação de emprego, principalmente para mulheres e jovens.
Num encontro dirigido pela ministra Lídia Cardoso e em que o MCC foi encabeçado por Kenneth James Miller, Director para Moçambique, contando também com a presença do Coordenador Nacional do Gabinete de Desenvolvimento do Compacto II, Higino de Marrule, as partes apreciaram positivamente os passos até aqui dados rumo à execução do projecto, cuja duração é de cinco anos.
Refira-se que o ICMCDP tem como componentes a melhoria na gestão dos recursos pesqueiros, com especial foco nas capacidades locais; o aumento da resiliência às mudanças climáticas; e a transformação dos meios de subsistência das comunidades marinhas e costeiras.