Mensagem da Ministra Maíta, por ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana.


Data: 09/04/2020

Cara Colega!

Cada dia que passa celebramos pela dádiva divina que é a de sermos mulheres. Esta Mulher, que é o centro em torno do qual o universo gravita, é, afinal, a razão da existência de todos nós, porque dela descendemos e nela o mundo se inspira e se revê na beleza da vida que transmite.

Neste dia especial, em que ambas nos entrelaçamos e exaltamos, reconhecidamente, o nosso inquestionável papel de mulher mãe, esposa, educadora, protectora, trabalhadora incansável, enfim, como repositório e retransmissora dos mais altos e nobres valores de edificação da nossa sociedade, aceite os meus cumprimentos, por ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana.

Como povo e como nação, registamos muitos progressos. Progressos esses que estão intrinsecamente alicerçados no combate que nós, Mulheres, temos vindo a travar no nosso dia-a-dia, em todas as frentes da vida, tanto no campo como na cidade.

Moçambique, apesar de ser um país jovem, caminha firmemente para o alcance das metas globais de paridade de género. São disso exemplos o Conselho de Ministros, a Assembleia da República, as Assembleias Provinciais, as Magistraturas, para além de profissões que outrora eram exclusivamente tidas para os homens, mas que, hoje, nós, Mulheres, estamos lá em peso e com proficiência, trabalhando ao lado dos homens.

O Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas é também um dos exemplos da forte participação e engajamento das Mulheres em todos os vectores, desde a instituição àquelas que, espalhadas pelo país, entregam-se abnegadamente, de corpo e alma, na produção pesqueira e aquícola, no processamento e na comercialização do pescado, entre outras actividades afins.

Nesta ocasião, bem sei que gostaria de sair à rua, com a sua capulana garrida e em grupo festejar, expressar a sua moçambicanidade. Porém, não o pode fazer. Ou melhor, fique em casa e festeje estritamente com a sua família. Como esposa, mãe e funcionária, cerre os punhos e esteja na vanguarda como activista na educação, sensibilização e mobilização contra este mal comum que é o Covid-19.

Os heróis reconhecem-se nestes momentos adversos, e acredito que cada uma de nós será heroína nesta luta global. Abrace esta causa, dignifique-se e engrandeça-se. O seu sucesso é o sucesso da Mulher do Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas; é o sucesso da Mulher Moçambicana; e é o sucesso da Mulher de todo o Mundo.

Bem-haja o 7 de Abril!
Bem-haja a Mulher Moçambicana!
Bem-haja a Mulher do Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas!

Maputo, 06 de Abril de 2020

A Ministra

Augusta de Fátima Maíta