Lídia Cardoso busca parcerias escandinavas


Data: 20/03/2023

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas encontra-se numa frente diplomática em busca de parcerias na Escandinávia.
Com efeito, Lídia Cardoso está, desde esta segunda-feira, 20/03, a efectuar uma visita de três dias à Noruega, ao que se seguirá a Dinamarca, tendo como finalidade o reforço da cooperação nos domínios da investigação científica marinha, pesca e aquacultura.
Na Noruega, em particular, a ministra desloca-se no âmbito do Programa Oceanos para o Desenvolvimento, lançado por este país, em 2019, no contexto dos esforços globais para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas, particularmente o ODS 14 relativo à conservação e utilização sustentável do Oceano.
Durante a sua estadia, visitará o Instituto de Pesquisas Marinhas, a Estação de Pesquisa de Austevoll e a Escola Secundária de Pesca da mesma cidade.
Lídia Cardoso manterá também encontros com o Director da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD), Bard Vegar Solhjell; Ministra do Desenvolvimento Internacional, Anne Beathe Tvinnereim; e com os responsáveis da Agência Ambiental Norueguesa, que apresentarão os planos de gestão oceânica integrada.
Já na Dinamarca, segunda etapa da visita da Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas à Escandinávia, Lídia Cardoso tomará parte na Conferência Justiça Azul.
Neste evento internacional, fará uma intervenção no primeiro dia (23/03) dos Diálogos de Alto Nível, que contarão com a presença de dignitários de outros países de distintos continentes, com grande destaque para África.
Nesta deslocação, a ministra faz-se acompanhar pelo PCA do INAMAR, Isaías Mondlane, e pela Directora da DIPOL, Felismina Antia.