Todos os dias devem ser de preservação dos mangais


Data: 02/08/2022

Anfitrião, o Vereador do Distrito Municipal KaTembe foi quem, juntamente com os membros do Conselho Consultivo do Distrito e do Regulado, esteve à frente da comunidade que tomou parte no plantio do mangal em Nkassana, celebrando assim a efeméride planetária deste ecossistema.

Celso Fulano, falando em representação do edil da capital do país, afirmou que a expansão urbana que se verifica na cidade de Maputo tem provocado o desmatamento de extensas áreas verdes, incluindo mangais, para dar lugar a obras de construção civil, trazendo como consequência a perda da biodiversidade, redução de espaços verdes, aceleração de fenómenos de erosão costeira e problemas de saúde pública.

Assim, segundo ele, em cumprimento do disposto no Plano do Desenvolvimento Municipal 2019/2023, o Município de Maputo tem desenvolvido diversas acções que visam inverter este cenário, sendo de destacar a construção de uma barreira verde através da restauração dos mangais para conter a iminente tendência de invasão das águas do mar para o continente e restaurar a biodiversidade.

Igualmente, contempla-se a reabilitação e construção da protecção costeira; delimitação física dos mangais através da colocação de placas e construção de circuitos pedonais; e fiscalização da ocupação de áreas ecologicamente sensíveis e frágeis como mangais, pântanos e dunas.

Para Celso Fulano, é importante que “cada um de nós encare todos os dias como dedicados à preservação dos mangais e do meio ambiente, pautando por comportamento menos poluidor e de uso racional dos recursos naturais”