SEMANÁRIO DA VEDA: Fiscalização comprometida com o cumprimento da Veda e no combate à pesca com artes nocivas


Data: 20/11/2020

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas estabeleceu o período de veda e defeso da pescaria de camarão de superfície e caranguejo do mangal, no qual é interdita a captura com vista a assegurar a sua preservação. Sendo assim, decorrem acções de fiscalização e supervisão do cumprimento desta interdição por parte dos operadores pesqueiros.
As autoridades pesqueiras, através de fiscais da pesca e/ou em coordenação com outras instituições como polícia de protecção, aduaneira, marítima, ou mesmo pela guarda costeira ou marinha de guerra, fiscalizam nos próprios locais de pesca (muitas vezes entrando nas embarcações), quer nos locais de desembarque do pescado para aferir o cumprimento da veda.
Durante as primeiras duas semanas do mês de Novembro corrente, foram realizadas 111 Missões de fiscalização, sendo 11 marítimas e 100 terrestres, onde foram visitados 202 centros de pesca, foram inspeccionados barcos em 529 centros de pesca e 46 no porto /baía totalizando 575.
Quanto às artes de inspeccionadas, totalizaram 9,558, tendo sido apreendidas 661 Artes e destruídas 646. O trabalho feito, resultou em 13 avisos de multa passados aos prevaricadores e 286.448,00 meticais de multa.