Parceria com a UNESCO prioriza investigação científica e educação


Data: 13/05/2022

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) vai priorizar as áreas de investigação científica, educação, conservação e preservação dos recursos marinhos na parceria com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, com quem, aliás, vem mantendo uma colaboração estreita e profícua.

Neste sentido, a UNESCO disponibiliza-se a apoiar, especificamente, a área do mar, através da capacitação institucional, advocacia e desenvolvimento de projectos de investigação, tomando como base as prioridades definidas pelo sector.

Esta abertura foi manifestada esta quinta-feira, em Maputo, pelo Representante-Residente da UNESCO em Moçambique, Paul Gomis, durante uma audiência que lhe foi concedida pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, no prosseguimento da interacção com vários organismos nacionais e internacionais que Lídia Cardoso vem levando a cabo.

Para tornar mais abrangente a parceria, e no seguimento deste encontro, Paul Gomis disse que a UNESCO irá organizar uma reunião técnica com os parceiros do sector, envolvendo, nomeadamente, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O objectivo desta plataforma é, essencialmente, a elaboração de um plano de acção conjunto para o apoio a diversas iniciativas do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.

A este propósito, a ministra Lídia Cardoso instruiu o InOM, INIP, Museus do Mar e Escola de Pesca a desenharem um projecto virado para as áreas elencadas e submeter à UNESCO.