Moçambique na Conferência sobre os Oceanos


Data: 27/06/2022

Moçambique participa, desde esta segunda e até sexta-feira, na II Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, a decorrer em Lisboa, sob o lema Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro.
No evento, co-organizado por Portugal e Quénia, o nosso país faz-se representar por uma delegação chefiada pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, integrando também o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, quadros de diversas instituições públicas e privadas e da sociedade civil.
Os trabalhos deste encontro foram abertos, na manhã desta segunda-feira, dia 27 de Junho, pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, tendo, de seguida, os Presidentes de Portugal e do Quénia, Marcelo Rebelo de Sousa e Uhuru Kenyatta, respectivamente, sido eleitos por aclamação para presidir à Conferência dos Oceanos.
A agenda da sessão de abertura incluiu a eleição dos Vice-Presidentes da Conferência, tendo Moçambique sido escolhido como um dos 13 países para este prestigiante cargo.
Aos vice-presidentes, cabe a missão de coadjuvar o presidente na condução da agenda do evento, particularmente os diálogos interactivos, que incidem sobre as áreas temáticas da Conferência.
Assim, o nosso país, através da ministra Lídia Cardoso, preside esta terça-feira, dia 28 de Junho, a sessão de diálogo interactivo subordinada ao tema Promovendo o Fortalecimento Sustentável das Economias Oceânicas.
Recorde-se que, do Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas, para além da ministra Lídia Cardoso, tomam parte na Conferência o PCA do ProAzul, Simeão Lopes, a Directora da DIPOL, Felismina Antia, a Directora-Geral do IDEPA, Paula Santana Afonso, o Coordenador do InOM, Jorge Mafuca, e a assessora da ministra, Lídia Abiba .