FIGURAS DO “MAIS PEIXE” Aldi Abacar Saíde: O homem-sucesso


Data: 12/05/2022
Em 2019, com o “Mais Peixe Sustentável”, recebeu dois colemans, três congeladores e duas motorizadas. Volvidos três anos, de mero pescador artesanal é, hoje, o homem-sucesso de Mogincual, um dos baluartes de pescado na província de Nampula.
Senão vejamos: adquiriu mais quatro congeladores, construiu quatro casas – a última das quais, que contempla um estabelecimento comercial, semana transacta ainda estava em pintura, novinha que ela é – possui três terrenos, 10 cabeças de gado e emprega 17 trabalhadores.
Este é Aldi Abacar Saíde, conhecido localmente por “Nloca”. Um pescador que não esconde a sua “enorme satisfação” pelos benefícios que o programa lhe trouxe. Ele é o espelho de como, verdadeiramente, se pode dar um grande salto a partir do “Mais Peixe”. Um exemplo de trabalho árduo, perseverança e de crença num futuro melhor.
Aliás, “Nloca” não quer parar por aqui. Gostaria de se candidatar para a segunda fase e beneficiar de um motor de 15 cavalos, o que lhe permitiria pescar no alto mar, aumentar ainda mais a sua produção e, consequentemente, os ganhos.
De 37 anos de idade e pai de quatro filhos – a primeira a estudar no Instituto de Formação de Professores, na cidade de Nampula – Aldi Abacar Saíde quer investir num carro-frigorífico, de forma a poder transportar o pescado para a cidade de Nampula em melhores condições de conservação.
“Uma viatura iria me ajudar bastante. Neste momento, pago de aluguer de transporte 15 mil meticais, um custo que, tendo o meu próprio carro, reduziria significativamente. Aliás, eu também podia transportar o produto dos outros pescadores e, assim, ganhar mais”, concluiu o homem-sucesso de Mogincual.
“UM FUTURO AZUL PARA TODOS”