Centro pesqueiro poderá ser instalado em Nampula


Data: 14/06/2022

No quadro da cooperação multifacetada com o nosso país, e visando apoiar no desenvolvimento de infra-estruturas de apoio à pesca, o Governo do Japão propõe-se instalar um Centro Pesqueiro na província de Nampula, um projecto a ser viabilizado através da Agência de Cooperação Internacional nipónica (JICA).

Para a materialização imediata desta iniciativa, está já prevista a chegada a Moçambique, no próximo dia 10 de Julho, de uma missão japonesa para estruturar e definir o conteúdo e o processo de elaboração do projecto.

Segundo ficou acordado esta segunda-feira, dia 13 de Junho, numa audiência que a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, concedeu ao Representante-Adjunto da JICA em Moçambique, Chiaki Kobayashi, no mesmo período em que a missão nipónica estará entre nós, deverá ser assinado um acordo com o Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul) como entidade coordenadora.

Numa primeira fase, o foco do projecto de Centro Pesqueiro de Nampula será a transferência do conhecimento sobre as pescas e, na segunda etapa, estará virado para as infra-estruturas de apoio à cadeia de valor, tais como refrigeração para a conservação e desembarcadouros.

No mesmo encontro, foi também abordada a questão das embarcações para a pesca artesanal, tendo a JICA informado que o processo de licitação ainda deverá levar, pelo menos, dois meses.

Relativamente à possibilidade de parcerias entre empresas privadas moçambicanas e japonesas, Lídia Cardoso recomendou ao ProAzul para explorar mais sobre a disponibilidade do mercado do país do Sol Nascente com vista à concretização dessa abertura.