Raul Fernando novo Director-Geral Adjunto do INIP


Data: 06/03/2024

Raul Fernando, médico veterinário, é o novo Director-Geral Adjunto do Instituto Nacional de Inspecção do Pescado (INIP), em substituição de Carlos Riquixo, que passou à reforma.
O Dr. Raul Fernando foi empossado esta quarta-feira, 06/03, pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, em cerimónia havida na Escola de Pesca, na Matola, perante os membros do Conselho Consultivo.
Intervindo no acto, a ministra desafiou o INIP, como Autoridade Competente para a garantia da qualidade hígio-sanitária dos produtos da pesca, a trabalhar com outras instituições, casos do INAE e dos Municípios, no sentido de travar a desenfreada venda de pescado em locais impróprios e em condições que são um autêntico atentado à saúde da população.
Especificamente em relação ao Dr. Raul Fernando, disse que a sua escolha não foi aleatória, mas sim um claro reconhecimento das suas capacidades e qualidades.
Daí que, segundo a governante, deve capitalizar a sua larga experiência para desenvolver iniciativas que possam tornar a Inspecção do Pescado mais funcional e interventiva, contribuindo para que a circulação, a venda e o consumo dos produtos da pesca se processem em observância escrupulosa de defesa da saúde humana.
Lídia Cardoso terminou agradecendo, reconhecendo e destacando o brio, o zelo, o profissionalismo, a proficiência e a humildade que caracterizaram o Dr. Carlos Riquixo, director cessante, que vinha exercendo a função desde 2016.