Produção pesqueira foi positiva em 2023


Data: 14/03/2024

Apesar de, nos últimos anos, a actividade da pesca e aquacultura ter sido profundamente marcada por factores externos, com particular realce para a cíclica ocorrência de eventos climáticos extremos, foi visível o empenho dos pescadores e de todos os intervenientes na cadeia de valor da pesca.
Esta constatação é da Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, quando esta quinta-feira, 14/03, discursava na cerimónia que marcou a abertura da campanha de pesca 2024.
Segundo revelou Lídia Cardoso, em 2023, a produção pesqueira foi positiva, tendo-se consubstanciado em 473 mil toneladas, das quais 94% pertencem à pesca artesanal, representando um crescimento na ordem de 4% em relação ao ano anterior.
Na aquacultura, também foram notados progressos, com uma produção global de 9460 toneladas, correspondentes a um incremento de 71%.
Estas cifras, de acordo com a ministra, foram acompanhadas pelo aumento do volume das exportações, que, em 2023, registaram cerca de 10 mil toneladas, um crescimento em 12% e um encaixe em divisas de 61 milhões de dólares.
“Este facto é digno de realce, encoraja-nos a continuar a mobilizar investimentos para a melhoria das condições técnicas que assegurem o cumprimento dos requisitos específicos dos mercados importadores”, concluiu Lídia Cardoso.