POTENCIAL EVOLUÇÃO PARA TEMPESTADE TROPICAL SEVERA NO CANAL DE MOÇAMBIQUE — Época Ciclônica 2023-2024


Data: 11/03/2024

Beira, 10 de Março de 2024 (Hanif CRV – Media) — O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) divulgou por volta do meio-dia o Boletim No 001/NAM-DAPT/250.2.CT/2024, confirmando a potencial evolução da Perturbação Tropical para o estágio de Tempestade Tropical Severa, prevista para se aproximar das províncias de Sofala e Inhambane.

Este anúncio, da nossa parte, surge após um atraso causado por cortes de energia na cidade da Beira.

De acordo com as projecções actuais, o sistema continuará a se intensificar, com expectativa de atingir o estágio de Tempestade Tropical Severa, o que impactará o estado do tempo com chuvas muito fortes, ventos máximos de 85 km/h e rajadas até 120 km/h nos distritos considerados áreas de risco.

ÁREAS DE RISCO

– Província de Sofala: distritos de Machanga, Chibabava e Buzi;

– Província de Inhambane: distritos de Funhalouro, Mabote, Homoine, Morrumbene, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Govuro, Panda, e cidades de Maxixe e Inhambane.

Além disso, estão previstas chuvas acima de 100 mm/24h com trovoadas nos distritos de Dondo, Nhamatanda, Muanza, Gorongosa, Cheringoma, Marromeu, Maringue, Caia, Chemba e na cidade da Beira, em Sofala, e nos distritos de Zavala, Inharrime e Jangamo, em Inhambane.

Na província de Zambézia, os distritos de Chinde, Luabo, Mupeia, Inhassunge, Morrumbala, Nicondala e a cidade de Quelimane também devem estar atentos.

Adicionalmente, o boletim mais recente da Météo-France, divulgado às 16h24, confirma a intensificação da Depressão Tropical número 8, alertando para a possível evolução para uma forte tempestade tropical e um provável desembarque na costa de Moçambique entre a noite de Segunda para Terça ou manhã de Terça-feira.

As condições meteorológicas adversas, incluindo ventos fortes e chuvas intensas, podem persistir até Quarta-feira, antes do sistema se afastar sobre o oceano ao largo do sudeste do país.

Esta previsão reforça o alerta do INAM sobre as condições meteorológicas adversas esperadas nas próximas horas e dias em Moçambique.

A população é instada a acompanhar de perto as actualizações e seguir as orientações das autoridades locais diante da iminência do fenômeno meteorológico.

Fonte: INAM