PM recomenda ao ProAzul a finalizar a Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul


Data: 05/06/2024

O Primeiro-Ministro Adriano Maleiane disse que o Governo de Moçambique, ao apostar na exploração sustentável dos recursos existentes nas águas interiores, mares e oceanos pretende assegurar, por um lado, o desenvolvimento económico do nosso país e, por outro, a preservação dos mesmos para o usufruto pelas gerações vindouras.
Adriano Maleiane fez o pronunciamento esta terça-feira, 04/06, na cerimónia de tomada de posse, por si dirigida, do novo Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul), Dr. João Gabriel de Barros.
Neste contexto, Maleiane recomendou ao novo dirigente a finalizar a Proposta da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul (EDEA), um instrumento estruturante que traz elementos importantes para a efectiva implementação da Economia Azul em Moçambique.
Igualmente, o Primeiro-Ministro destacou que o empossado deve continuar a privilegiar o fomento e orientação de investimentos públicos e privados para projectos e acções prioritárias da Economia Azul, promovendo autonomia e segurança de embarcações.
“Recomendamos ainda que garanta o retorno e a rotatividade dos recursos financeiros para que mais moçambicanos possam beneficiar deste Fundo; e a aposta no estabelecimento de parcerias visando a mobilização de mais recursos para financiar as acções estruturantes da Economia Azul”, referiu.
Maleiane concluiu o discurso manifestando o seu reconhecimento e apreço ao PCA cessante, Simeão Lopes, pelo contributo dado no exercício das suas funções.
A cerimónia foi testemunhada pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso.
Refira-se que o académico João Gabriel de Barros, novo PCA do ProAzul, é docente e investigador na Universidade Joaquim Chissano.