Piscicultores de Majune desafiados a trabalhar para o desenvolvimento


Data: 07/05/2024

O Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas desafiou os piscicultores de Majune, no Niassa, a trabalhar arduamente para o desenvolvimento do seu distrito e da sua província.
Henriques Bongece fez o desafio esta sexta-feira, 03/04, na cerimónia de povoamento de quatro tanques piscícolas da Associação Agropecuária Isaura Nyusi, baseada no Posto Administrativo de Malanga, em Majune.
O governante instou os associados a estarem comprometidos com o desenvolvimento, e que só trabalhando é que poderão receber mais apoios dos parceiros do Governo, a exemplo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), financiador do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (ProDAPE).
Bongece chamou a atenção aos membros da Associação no sentido de diversificarem as suas actividades, como a criação de gado caprino, plantio de fruteiras, entre outras que garantam sustento e renda familiar.
A Directora do FIDA em Moçambique, Jaana Keitaanranta, mostrou-se satisfeita com a cerimónia, que marca o início da implementação do ProDAPE nos distritos de Majune e Madimba, fruto do apoio do Governo da Noruega ao projecto, através de fundos suplementares da NORAD.
Segundo ela, nesta campanha, para além de alevinos, os piscicultores terão também apoio em meios circulantes e na alocação de extensionistas, com o propósito de se aumentar a sua capacidade de produção e de produtividade, bem como a melhoria na prestação de assistência aos produtores.
Falando também na cerimónia, a administradora de Majune, Lurdes Edna Goi-Goi, e a presidente da Associação Isaura Nyusi, Cristina Saíde, agradeceram o gesto, que segundo elas, vai contribuir sobremaneira no aumento da produção aquícola no distrito e, sobretudo, a renda mensal das comunidades.
Refira-se que a Associação Agropecuária Isaura Nyusi foi criada em 2005 e conta com 12 membros, dos quais nove mulheres.