Parceiros defendem mais apoio e estímulo à pesca artesanal e aquacultura


Data: 14/03/2024

A cerimónia de divulgação dos resultados do CEPAA-2022 contou com a presença do Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, e da Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Eliza Magaua.
Falando no evento, a dirigente do INE, que para este Censo disponibilizou meios humanos e técnicos, destacou o entrosamento entre as duas instituições e entre os técnicos envolvidos no processo como tendo sido fundamental para o sucesso alcançado.
Já os parceiros de cooperação, designadamente Banco Mundial, FIDA e FAO, nas suas intervenções, incentivaram o Governo a prosseguir com a sua política de maior apoio e estímulo à pesca artesanal e aquacultura, entanto que grandes contribuintes na segurança alimentar e nutricional da população.
Para além dos membros do Conselho Consultivo do MIMAIP, estiveram também na cerimónia, entre outros, o Director do SPAE da Cidade de Maputo, os Directores Provinciais da Agricultura e Pescas, os Delegados Provinciais do IDEPA e representantes de outros instituições públicas e privadas.
O conceituado Grupo Cultural “Xindhiro”, com a sua multifacetada coreografia, coloriu o evento com dança e peça teatral concebidas precisamente a propósito do CEPAA.