Notamos que a Economia Azul é uma prioridade para o Governo moçambicano


Data: 11/03/2024

O Embaixador da Noruega em Maputo, Haakon Gram-Johannessen, disse que no quadro do programa “Oceanos para o Desenvolvimento”, o seu país notou que a Economia Azul é uma prioridade para o Governo moçambicano, estando, por isso, aguardado com expectativa o lançamento da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul (EDEA).
Falando esta segunda-feira, 11/03, no lançamento do programa “Oceanos para o Desenvolvimento em Moçambique”, o diplomata escandinavo explicou que o Programa não encerra nenhuma componente de financiamento.
“O que o lado norueguês está a trazer é a sua experiência e conhecimentos sobre o desenvolvimento da Economia Azul, um sector a partir do qual a Noruega construiu a sua considerável riqueza e que, hoje, representa quase 70% das suas receitas totais de exportação”, sublinhou o embaixador.
Em relação à Economia Azul em Moçambique, Gram-Johannessen disse que o potencial é enorme e as expectativas são elevadas, daí esperar que o esquema de cooperação ora lançado contribua para elevar a Economia Azul moçambicana a outro nível.