Moçambique e Cuba avaliam cooperação do domínio das Pescas


Data: 07/05/2024

Delegações do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, de Moçambique, e do Ministério da Indústria Alimentar, de Cuba, avaliaram, semana transacta, em Maputo, a cooperação entre os dois países no domínio das Pescas.
Na sequência da visita da Vice-Ministra cubana da Indústria Alimentar, Midalys Blanco, foram discutidas com a contraparte do MIMAIP, encabeçada pela Secretária Permanente, Ascensão Pinto, as actividades relacionadas com as Pescas no Plano de Acção acordado entre ambos os países, tendo como objectivo a dinamização da cooperação bilateral.
No encontro, as partes reconheceram que, embora a cooperação entre Moçambique e Cuba seja positiva e alicerçada nos laços históricos que os unem como países e povos, a mesma enfrenta desafios, tendo em conta a conjuntura internacional e a realidade actual de cada país e da região onde se encontra inserido.
Como fruto das conversações havidas, foram acordadas 10 acções principais, com destaque para a especialização de técnicos moçambicanos na indústria processadora de pescado; assistência técnica para a protecção de espécies marinhas em perigo de extinção; possibilidade de atribuição de quotas a Cuba para a pesca de atum; e projectos para a aquacultura, com atenção para a tilápia.
Entretanto, para além de escalar o MIMAIP, onde apreciou uma exposição sobre a biodiversidade marinha, a delegação cubana foi recebida pelo Vice-Ministro Henriques Bongece e visitou o INFRAPESCA, a Empresa Pesca Sul e o Mercado de Peixe.