MIMAIP e RARE reveêm colaboração institucional


Data: 07/11/2023

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas e a RARE, uma organização não-governamental norte-americana, decidiram rever a sua colaboração institucional que deverá desembocar na assinatura de um novo Memorando de Entendimento que abrange diferentes áreas de interesse mútuo.
Enquanto parceiro, a RARE vem colaborando com o sector desde 2016, tendo como base um Memorando de Entendimento com o ProAzul, que, no entanto, expirou em 2021, daí ter sido acordada a sua renovação.
Estas constatações foram produzidas segunda-feira, 06/11, no decorrer de um encontro entre a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, e o Presidente da Global RARE, Caleb McClennen, que visita Moçambique pela primeira vez.
O tête-à-tête visava, entre outros, discutir aspectos ligados ao desenvolvimento e prioridades do Governo para a sustentabilidade de futuros investimentos nas áreas da pesca e gestão comunitária.
Na ocasião, a RARE informou que foi aprovado um financiamento do “Blue Action Fund”, orçado em cinco milhões de euros, através de um consórcio com a ADRA, AMA e Livaningo, com o objectivo de implementar iniciativas de adaptação baseada no Ecossistema, na província de Nampula.
Refira-se que a RARE vem implementando actividades de apoio ao Governo e ao nosso sector, em particular, desde 2016, com destaque para o fortalecimento do sistema de gestão participativa dos recursos pesqueiros, elaboração dos Planos de Gestão das Pescarias Artesanais, bem como acções que acelerem a mudança de comportamento, coesão social e resiliência às mudanças climáticas.