Lançado Projecto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal Resiliente


Data: 14/03/2024

O Governo de Moçambique, através do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, lançou esta quarta-feira, 13/03, o Projecto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal Resiliente (ProPEIXE), com o qual se pretende dar resposta à vulnerabilidade a que estão votados os pescadores artesanais quando ocorrem intempéries como ciclones e tempestades tropicais.
Coube ao Vice-Ministro Henriques Bongece proceder ao lançamento deste projecto, que conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Orçado em 63.3 milhões de dólares, o ProPEIXE será implementado em 21 distritos de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Sofala e Inhambane, que são as províncias mais propensas e vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.
Segundo revelou a Directora-Geral do IDEPA, Paula Santana Afonso, na apresentação do projecto, o ProPEIXE respeitará os princípios da igualdade de género, dando especial atenção a mulheres, jovens e pessoas com deficiência.
Para o vice-ministro, o lançamento do ProPEIXE e sua consequente materialização evidencia o compromisso do Governo de tornar o subsector da pesca artesanal mais consistente, robusto e eleve ainda mais a sua contribuição na produção nacional.