Lançado com a Noruega o Programa “Oceanos para o Desenvolvimento”


Data: 11/03/2024

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, juntamente com o Embaixador da Noruega, Haakon Gram-Johannessen, procedeu esta segunda-feira, 11/04, ao lançamento do programa de cooperação “Oceano para o Desenvolvimento entre Moçambique e Noruega 2024-2027.
Lançado no âmbito da “Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2021-2030”, trata-se de uma iniciativa do Governo norueguês, lançada em Outubro de 2019, com a finalidade de apoiar os esforços globais de implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Moçambique foi um dos países escolhidos pela Noruega para acolher o projecto-piloto, após uma avaliação efectuada pela NORAD.
Segundo explicou, na ocasião, a ministra Lídia Cardoso, o programa tem como objectivo promover uma economia oceânica diversificada e sustentável, bem como contribuir para o desenvolvimento sócio-económico.
Concretamente, é um programa centrado na componente de financiamento para as áreas de gestão integrada dos oceanos, investigação científica, estatística e Economia Azul, uma das prioridades da nossa governação e cuja Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul deverá ser lançada brevemente.