INAMAR investe na segurança marítima


Data: 07/05/2024

O Instituto Nacional do Mar (INAMAR) está a investir seriamente na segurança marítima, tendo como objectivo a redução do risco de acidentes, tanto na actividade da pesca como na de transporte de passageiros.
Para o efeito, o INAMAR desencadeou uma campanha, ainda em curso, de angariação de equipamento de segurança, constituído por coletes salva-vida, bóias, lanternas, entre outro material, com a finalidade de contribuir para minorar a ocorrência de naufrágios e consequente perda de vidas humanas e de bens.
Como pontapé de saída, o resultado desta acção foi testemunhado pelos pescadores artesanais do distrito de Marracuene, nomeadamente da Macaneta e Muntanhana, contemplados por este material, há dias, numa cerimónia dirigida pelo Presidente do Conselho de Administração do INAMAR.
Na ocasião, Isaías Mondlane disse ser preocupação da sua instituição que os utentes das embarcações de pesca e de passageiros sejam transportados em segurança.
Aliás, sobre este aspecto, o dirigente recomendou aos operadores a regularizar a sua actividade, a submeter os seus barcos à vistoria e, sobretudo, a não transportar pessoas em embarcações de pesca.
Ainda no tocante à segurança marítima, Isaías Mondlane visitou, também, a Ponte Cais da Baía de Maputo e o Porto de Pesca.