Fiscalização no período de veda já está em acção


Data: 16/11/2023

Diversas equipas constituídas por fiscais do Instituto Nacional do Mar (INAMAR) e por forças da Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial (PCLF) já estão no terreno, em vários pontos do país, em acções de fiscalização integrada por ocasião da veda da pesca do camarão de superfície, em vigor desde esta quarta-feira, 15 de Novembro, e do caranguejo do mangal, iniciada no dia 1 do mês em curso.
No âmbito deste processo, na quarta-feira, ocorreram apreensões de grandes quantidades de caranguejo, nomeadamente nas províncias da Zambézia e de Gaza.
Trata-se, com efeito, de meia tonelada de caranguejo do mangal apreendido em Quelimane, ido do vizinho distrito de Inhassunge, tendo os seus proprietários se colocado em fuga logo que se aperceberam da aproximação das autoridades de fiscalização.
Já em Gaza, a apreensão compreendeu 600 kg de caranguejo, na zona de Chizavane, posto administrativo de Chidenguele, distrito de Mandlakazi.
O produto era proveniente de Govuro, na província de Inhambane, e tinha como destino a cidade de Maputo.
Em face desta infracção, punível nos Termos da Lei das Pescas, ao proprietário do produto foi lavrada uma multa no valor de 32.600,00 MT.
Aliás, por se tratar de produto ainda vivo, em ambos os casos foi devolvido ao seu habitat natural