Exposição Virtual Fotográfica da Vida Subaquática de Moçambique em Celebração do Dia Mundial do Oceanos


Data: 02/06/2020

Com mais de 2.700km de costa, Moçambique abriga um dos mais diversos focos da vida marinha do mundo e é reconhecido por possuir 9 dos 21 locais de reconhecida importância ecológica na região da África Oriental e 2 dos 36 focos da vida marinha em todo o mundo.

Os principais ecossistemas costeiros incluem florestas de mangais, estuários, leitos de ervas marinhas, recifes de coral e zonas húmidas que suportam uma elevada biodiversidade, um elevado endemismo e espécies ameaçadas de extinção. Ao longo destes ecossistemas existe uma grande variedade de corais e espécies de peixes associados aos recifes, tubarões e raias, mais de 350 espécies de moluscos e outras espécies ameaçadas, tais como dugongos, tartarugas marinhas e mamíferos marinhos.

No entanto, apesar do reconhecimento internacional dos seus ecossistemas marinhos únicos, apenas 3% das suas águas territoriais estão contidas em zonas marinhas protegidas (ZPM). Para ajudar a aumentar a consciência da riqueza variada do mundo subaquático de Moçambique e defender uma maior protecção dos ecossistemas marinhos de Moçambique, o Ministério dos Mares, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), juntamente com a BioFund, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro, Centro Terra Viva (CTV) e Wildlife Conservation Society (WCS), Luca Crudeli e Ashok Menon, organizaram esta exposição virtual subaquática.

A exposição, intitulada Moçambique: Vida Subaquática, pode ser vista em celebração do Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de Junho de 2020, seguindo os seguintes links: https://bit.ly/2Zc5QES (Português) e https://bit.ly/3fY1YgH (Inglês).