Euforia em Lunga na recepção do material de segurança marítima


Data: 27/05/2024

Claramente ainda a enxugar as dolorosas e profundas lágrimas do fatídico naufrágio de 7 de Abril, a expressão “Doe Coletes, Salve Vidas”, traduzida numa campanha humanitária, encaixa-se perfeitamente em Lunga, na província de Nampula.
Do anonimato, Lunga foi notícia pelo mundo pelas piores razões: a morte de 98 pessoas, a maioria das quais crianças e mulheres, em consequência daquele acidente marítimo.
Hoje, a refazerem-se para a vida, as gentes locais têm beneficiado de auxílio de espécie diversa. E, esta quinta-feira, 23/05, o apoio foi do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, traduzido em 120 coletes de salvação.
Este material de segurança marítima, entregue pela ministra Lídia Cardoso, num ambiente de celebração e de euforia total, faz parte da campanha “Doe Coletes, Salve Vidas”, encabeçada pelo Instituto Nacional do Mar (INAMAR) e que tem mobilizado vários parceiros.
Na ocasião, Lídia Cardoso procedeu, também, à entrega a 231 pescadores artesanais de cartões de licenciamento, num processo ocorrido no ano transacto.
Neste momento, técnicos da Administração Nacional das Pescas (ADNAP), dos níveis central e provincial, encontram-se em Lunga na campanha de licenciamento, tendo, até ao segundo dia, registado 579 dos 1200 pescadores artesanais previstos.