Conferência da Biodiversidade Marinha junta múltiplos actores em Nacala


Data: 10/06/2024

Já estamos na contagem decrescente rumo à II Conferência da Biodiversidade Marinha, a decorrer entre os dias 17 e 18 deste mês, em Nacala, província de Nampula.
O evento foi objecto de uma apresentação feita pela Dra. Alexandra Jorge, da BIOFUND, segundo a qual trata-se de uma ocasião para juntar no mesmo espaço múltiplos actores, nacionais e estrangeiros, para um debate em torno de um tena extremamente importante, até porque Moçambique enfrenta desafios relacionados com a ocorrência, ciclicamente, de eventos extremos como ciclones, cheias e inundações que retardam o desenvolvimento do país.
No evento, registo, igualmente, para as intervenções do Embaixador da Noruega, Haakon Gram-Johannessen; e de ve Idálio Juvane, Vereador do Pelouro de Planeamento Urbano, Ambiente e Construção no Município de Maputo.
Nas sessões temáticas, para alem da BIOFUND, intervieram Yara Tchibirissa, da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, sobre o “Branqueamento dos corais”; Rodrigo Fernandez, da WWF, qunato à “Conservação da Biodiversidade Marinha na Região Norte do Canal de Moçambique”; Timóteo Mucavele, da IUCN, com o tema denominado “Salve o nosso mangal agora”; terminando com um documentário sobre o Dia Internacional da Mulher Marítima, assinalado a 18 de Maio.
Seguiu-se, depois, o concurso sobre literacia do meio aquático, envolvendo alunos de escolas primárias; mesa-redonda tendo como tema “O mar como fonte de conhecimento para a inclusão”, tendo terminado com a exibição do bailado “Viver Crescendo Azul”.