Anúncio de Vaga de Consultor de Gênero


Data: 11/06/2024

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO GLOBAL

 

Solicitação de Manifestação de Interesse para Consultor/a ESPECIALISTA NACIONAL EM GÉNERO

  • Título: Especialista Nacional em Género
  • Nível: SB5 (P-3)
  • Localização do Posto de Trabalho: Maputo, Moçambique Missão/s para: N/A
  • Início do Contracto (EOD): 30 de Junho de 2024
  • Fim do Contrato (COB): 30 de Novembro de 2024
  • Tipo de Contracto: WAE 29 dias de trabalho sobre o período de 5 meses

 

 CONTEXTO ORGANIZACIONAL

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) é a agência especializada das Nações Unidas que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, a globalização inclusiva e a sustentabilidade ambiental. A missão da UNIDO, tal como descrita na Declaração de Lima adoptada na décima quinta sessão da Conferência Geral da UNIDO em 2013, bem como na Declaração de Abu Dhabi adoptada na décima oitava sessão da Conferência Geral da UNIDO em 2019, é promover e acelerar o Desenvolvimento Industrial Inclusivo e Sustentável (ISID) nos Estados-Membros.

 CONTEXTO DO PROJECTO

 Como parte do Programa de Acesso ao Mercado Global (GMAP) SAP 180025, concluído entre a UNIDO e a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD) em Janeiro de 2020, um projecto nacional para Moçambique, o “Acesso ao Mercado de Produtos da Aquacultura Moçambicana (MAMAP)”, para apoiar o desenvolvimento da cadeia de valor da aquacultura para acesso ao mercado através do reforço da qualidade e da capacidade de conformidade com as normas do sector em Moçambique. O projecto centra-se na aquacultura e nas pescas, um sector importante com grande potencial no país. O projecto aborda os desafios relacionados com a qualidade ao longo da cadeia de valor da aquacultura para aceder aos mercados locais, regionais e internacionais.

 RESPONSABILIDADES FUNCIONAIS

  1. O/A Especialista em Género trabalhará sob a orientação geral do Gestor do Projeto, da Assessora Técnica Principal (CTA) e da Administradora do Projeto para apoiar o desenvolvimento e a finalização da Estratégia de Género para a Cadeia de Valor da Pesca e da Aquacultura em Moçambique, com a responsabilidade de realizar uma análise abrangente da cadeia de valor da pesca e da aquacultura com enfoque na igualdade de género e empoderamento das mulheres do sector. Especificamente, e em estreita colaboração com especialistas da indústria/sector, o/a Especialista em Género cumprirá as seguintes funções: Organização, Coordenação, Investigação, Revisão e Planificação de entre outras.

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS

 Valores fundamentais:

  1. Integridade
  2. Profissionalismo
  3. Respeito pela diversidade

 

Competênciasessenciais:

  1. Orientação para resultados e responsabilização
  2. Planificação e organização
  3. Orientação da equipa

 

Competências de gestão

  1. Estratégia e direção
  2. Análise e tomada de decisões

 

REQUISITOS ORGANIZACIONAIS MÍNIMOS

 Formação académica: Possuir um diploma universitário avançado (Mestrado ou equivalente) em Ciências Sociais ou Naturais ou outra disciplina relevante com especialização em desenvolvimento humano, integração da perspetiva de género ou desenvolvimento sustentável.

 Experiência Técnica e Funcional

O/A Especialista em género deve:

  • Possuir pelo menos cinco (5) anos de experiência profissional no domínio da igualdade de género e da integração da perspectiva de género a nível nacional;
  • Possuir experiência de interação com o sector da pesca e da aquacultura;
  • Possuir formação em análise de género e experiência comprovada na integração do género em projectos e programas, especialmente no sector das pescas e da aquacultura;
  • Possuir conhecimentos profundos do contexto de género em Moçambique e experiência de trabalho com instituições governamentais e organizações internacionais ou não governamentais que apoiam o trabalho de género e desenvolvimento no sector das pescas e da aquacultura;
  • Familiaridade com ferramentas e metodologias de análise de género na pesca e aquacultura é desejável;
  • Forte capacidade de comunicação e de estabelecer contactos com várias partes interessadas, incluindo funcionários do governo é desejável;
  • Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipa, com forte capacidade de organização e gestão do tempo.

Línguas:

 Habilidades excelentes de comunicação escrita e oral em Português. Conhecimentos da língua Inglesa escrita e oral constitui uma vantagem.

As candidaturas deverão ser submetidas ate ao dia 20 de Junho de 2024. Para informação adicional e submisão de candidatura, por favor use o seguinte endereço:

https://careers.unido.org

NB – Somente os candidatos selecionados serão contactado

Outros

Anúncio
11/06/2019

Prémio anual de jornalismo sobre o mar

Ler Mais