Administração e Recursos Humanos devem primar pela integridade e brio


Data: 21/09/2023

A Direcção de Administração e Recursos Humanos não deve estar no centro das atenções por ser a mais problemática, mas sim pela qualidade do seu trabalho, pela integridade e brio dos seus funcionários e fidelidade aos valores da Instituição.
Esta tese foi defendida quarta-feira, 20/09, pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, no acto que marcou a tomada de posse da Dra. Maria das Dores Salvador Machaieie e Madroba, Directora daquela nóvel unidade orgânica.
A DARH é fruto da fusão dos Departamentos Centrais Autónomos de Administração e Finanças (DAF) e dos Recursos Humanos (DRH), na sequência do novo Estatuto Orgânico do MIMAIP, aprovado pela Comissão Interministerial da Reforma da Administração Pública, através da Resolução nr 7/2023, de 8 de Maio.
Discursando perante os membros do Conselho Consultivo, e com uma mensagem claramente dirigida aos gestores do DAF e dos RH de todas as instituições tuteladas, presentes na cerimónia, Lídia Cardoso falou dos desafios que começam por mudanças radicais na nossa forma de pensar e agir.
O MIMAIP, um sector iminentemente económico e social, a forma transparente, criteriosa e austera de como lidamos com a gestão financeira e orçamental, irá ditar o sucesso das nossas realizações.
“Deste modo, é necessário que sejam mais criativos e mais competentes na alocação do orçamento, com foco nos resultados, isto é, privilegiando as actividades de maior impacto, aquelas que efectivamente vão fazer a diferença na vida dos cidadãos”, referiu a ministra.
Recordando aos presentes que o funcionário e agente do Estado é um servidor público, Lídia Cardoso dissecou sobre o cumprimento dos valores como o compromisso com o público, a celeridade e qualidade na tramitação dos processos, a discrição e sigilo profissional e a tolerância zero a actos de corrupção.