Moçambique, representado por Sua Excelência Lídia Cardoso, Ministra do Mar, Águas Interiores, participou na 8ª Reunião Ministerial de Ministros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OACPS), responsáveis pela pesca. Sob o lema “Acelerar a acção para oceanos, pescas e aquacultura”, o encontro decorreu de 09 a 13 de Setembro de 2024, em Dar Es Salam, República Unida da Tanzânia, reunindo países membros da OACPS, parceiros de cooperação internacional e representantes do sector privado.
A delegação moçambicana incluiu altos quadros do sector das pescas, como Cassamo Júnior, Director Geral da Administração Nacional da Pesca, IP, e Paula Santana Afonso, Directora Geral do Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal, IP. Durante o evento, Moçambique partilhou a sua experiência no fortalecimento da governação sustentável dos oceanos e na gestão inclusiva dos recursos marinhos, destacando os progressos na implementação de políticas voltadas para a economia azul.
Nos debates, Moçambique reafirmou o compromisso de continuar a promover o diálogo com os países membros da OACPS e os parceiros de desenvolvimento, com o objectivo de fortalecer a cooperação e implementar novos mecanismos de coordenação no sector das pescas e da aquacultura. O país também sublinhou a importância de se consolidar uma economia azul sustentável, como pilar fundamental para o desenvolvimento económico e social.
Além da participação nos painéis, a Ministra Lídia Cardoso manteve encontros bilaterais com líderes da Tanzânia, incluindo o Presidente de Zanzibar, Hussein Ali Mwinyi, e o Ministro das Pescas e Economia Azul, Shaaban Ali Othman, onde foram discutidos temas de interesse comum para o desenvolvimento do sector das pescas e a protecção dos recursos marinhos.