A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, presidiu hoje, dia 20 de setembro, à III Sessão do Conselho Nacional do Mar (CNM), órgão de caráter consultivo que tem como objetivo garantir a implementação e monitorização das estratégias definidas nos Pilares da Política e Estratégia do Mar (POLMAR). O evento decorreu no Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP).
No seu discurso, a Ministra destacou que a elaboração, divulgação e implementação de diversos planos e estratégias de desenvolvimento relacionados com o mar são sinais de que Moçambique está a fortalecer a sua capacidade de governação marítima. A sessão abordou temas cruciais, como o desenvolvimento de uma economia azul sustentável, dando especial ênfase à restauração dos mangais, ecossistemas vitais na captura e armazenamento de carbono azul.
A segurança marítima e a fiscalização também foram tópicos em destaque. Lídia Cardoso reconheceu os esforços nacionais e internacionais na área da segurança marítima, mas sublinhou que ainda existem desafios que requerem soluções inovadoras, aproveitando o conhecimento e as novas tecnologias.
A sessão focou-se também na criação de um quadro legal que regule as atividades de geração de créditos de carbono, num momento em que o governo Moçambicano está a preparar medidas para promover a restauração de mangais e outros ecossistemas marinhos
Terminou agradecendo o trabalho do secretariado do CNM, reforçando a importância de seguir as normas e despachos do conselho para garantir uma gestão eficaz do sector marítimo.