ZAMBÉZIA: BENEFICIÁRIOS DO PRODAPE INSTADOS A DESENVOLVER A AQUACULTURA DE FORMA SUSTENTÁVEL


Data: 16/09/2022
Os beneficiários do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), na província da Zambézia, foram instados a desenvolver a actividade aquícola de forma sustentável, assegurando a continuidade da mesma.
Este apelo vigoroso foi lançando na manhã de hoje, pelo Director Provincial da Agricultura e Pescas, Fernando Namucua, aquando do lançamento da Campanha Provincial de Povoamento de Unidades de Produção Aquícola, cujas cerimónias centrais tiveram lugar no distrito de Milange.
“O Governo lança hoje a semente, neste primeiro ciclo de produção, disponibilizando alevinos e ração. O povoamento no próximo ciclo de produção aquícola dependerá muito do que irão alcançar nesta fase. É daqui que deve sair o dinheiro para alevinos e ração, assegurando a continuidade das actividades”, referiu o director, dirigindo-se aos membros da Associação dos Operadores e Trabalhadores do Sector Informal, a primeira a beneficiar-se de financiamento, no âmbito do PRODAPE, para povoamento de 44 tanques piscícolas naquela província do centro do país. Trata-se de uma associação com 32 membros, sendo 18 homens e 14 mulheres.
Neste ciclo, na Província da Zambézia, no âmbito do PRODAPE serão povoados cerca de 150 tanques e espera-se uma produção de 81 toneladas de peixe.
Por seu turno, a Directora Geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura, Paula Santana Afonso, falou dos desafios da instituição que dirige, que é desenvolver a aquacultura. E segundo ela para cumprir esta missão é preciso ter ração e alevino de qualidade, sistemas de conservação e comercialização de todo tipo de pescado.
“Nós estamos aqui porque temos uma meta como sector de aquacultura: incrementar a produção de pescado no país, particularmente da aquacultura, das cerca de cinco mil toneladas que estamos a produzir neste momento para 27 mil em 2024”, disse