PRODAPE: Um Meio de Transição de Pequenos Para Grandes Aquacultores


Data: 21/10/2021

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, disse que o Projecto de Desenvolvimento de Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE) é uma intervenção estratégica que permite fazer a transição de pequenos para grandes aquacultores.

Segundo a Governante, o sector vê este projecto com muita expectativa, pois a aquacultura é uma alternativa para aumentar a produção pesqueira face às limitações actuais da captura de pescado no meio selvagem.

“Existe a necessidade de aumentar a produção e produtividade pesqueira para superar o nível actual de contribuição de dois por cento na economia nacional”, referiu a Ministra, num encontro de cortesia que manteve, no seu gabinete, com os representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Jyotsana Puri, Vice-Presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, na ocasião, reconheceu o esforço do Governo Moçambicano em reparar os danos causados por eventos extremos e, com vista a superar, destacou a importância dos estudos de base para estruturar e orientar as intervenções do gênero.

Por seu turno, a Directora Regional do FIDA para África Ocidental e Oriental, Sara Bhuno, agradeceu a Ministra e ao Governo de Moçambique por ter dado visibilidade a aquacultura, durante o lançamento do PRODAPE. Num outo desenvolvimento, Sara Bhuno, disse que com o projecto, pretende-se ver mudanças transformadoras na vida das comunidades e construir resiliência e sustentabilidade na aquacultura.