PRODAPE CHEGA AOS PISCICULTORES AFECTADOS PELO IDAI


Data: 22/09/2022
A província de Sofala deu início, esta terça-feira, ao povoamento de unidades de produção aquícola, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE) e os primeiros beneficiários são os afectados pelo ciclone IDAI, agrupados na Associação dos Piscicultores de Nhauranga, a quem se procedeu à entrega de ração e alevinos, na cerimónia havida no distrito de Gorongosa. Trata-se de um grupo composto por 28 associados, com um total de 30 tanques.
Esta entrega de alevinos e ração marcou o arranque da Campanha Provincial de Povoamento Aquícola, cujas cerimónias foram dirigidas pelo director Provincial da Agricultura e Pescas, Moreze Cauzande, em representação do Governador da província de Sofala.
Na ocasião, Moreze Cauzande chamou à responsabilidade aos beneficiários no sentido de que eles é que são parte importante na cadeia de valor desta actividade.
“O Governo já fez a aquisição de alevinos e ração, mas vocês também têm a vossa responsabilidade. Quem vai alimentar os alevinos não é o Governo, não é o administrador, não é o extensionistas, mas sim é o próprio beneficiário. Quem vai abrir mais tanques não é o Governo. Vocês os beneficiários terão que abrir mais tanques para aumentar a produção”, referiu.
Por seu turno, o Director Geral Adjunto do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura (IDEPA), Júlio Bastos Picardo, lançou um desafio para à província de Sofala para um maior engajamento e que tire os benefícios do PRODAPE.
Para os piscicultores de Nhauranga, os pioneiros entre os beneficiários da iniciativa, apelou para que trabalhem em harmonia para o sucesso das suas actividades.
Ao nível de Sofala, o projecto vai beneficiar 1552 piscicultores dos quatro distritos abrangidos, designadamente, Beira, Dondo, Búzi e Gorongosa.