ProAzul conta com Administrador de Operações.


Data: 01/04/2021

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta de Fátima Maíta, conferiu posse, na manhã desta quarta-feira, a Mateus Tembe, ao cargo de Administrador do pelouro de Operações do Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul).

Perante os membros do Conselho Consultivo do MIMAIP, Augusta Maíta desafiou o ora empossado administrador a trazer mais dinâmica e dinamismo à instituição nesta fase da sua reestruturação, de forma a corresponder à que dela se espera no quadro dos desafios do sector.

Enumerando esses desafios, a ministra enfatizou a necessidade de o ProAzul encontrar formas de ir buscar financiamentos para as suas actividades e para as actividades do sector, na sua globalidade, através de parcerias que o mercado oferece, e não ficar à espera de dotações por via das receitas consignadas.

Igualmente, falou da fiscalização como uma área-chave para também se conseguir financiamentos de parceiros, apontando, para o efeito, a importância de se melhorar a fiscalização e a sua credibilização.

Augusta Maíta falou ainda da necessidade de o sector buscar projectos iminentemente estruturantes para as áreas tradicionais como pescas e aquacultura, “sem discursos nem saudosismo, mas através de acções concretas que possam devolver o sector àquilo que foi outrora”.

Dirigindo-se, concretamente, ao administrador empossado Mateus Tembe, Maíta disse esperar muito de si, a avaliar pela sua experiência, particularmente do sector privado, para que o ProAzul tenha pujança e contribua para o cumprimento do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024.