Prevista produção de 480 mil toneladas de pescado diverso.


Data: 01/04/2021

O Governo projecta uma produção de cerca de 480 mil toneladas de pescado diverso em quase todo o país, durante a campanha de pesca 2021. Esta meta foi avançada pela ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, na cerimónia de abertura da Campanha de Pesca 2021. A cifra avançada para a presente campanha representa um crescimento se comparada com a anterior que foi de cerca de 460 mil toneladas.

O lançamento da campanha coincide com o término do período de veda do camarão, que teve início em Outubro de 2020. Durante este período, as autoridades pesqueiras apreenderam, em quase todo o país, cerca de sete toneladas de camarão, uma redução quando comparado com o período de veda 20219/2020, em que houve a apreensão de 11 toneladas.

Para a ministra, os números relativos à apreensão de produtos pesqueiros, embora continuem a ser um grande desafio e preocupação, encorajam o sector a continuar com as acções de fiscalização com vista a combater práticas contrárias à legislação pesqueira.

A Governante apelou, na ocasião, aos operadores a pautarem por uma pesca sustentável e responsável.

Por seu turno, a representante dos pescadores artesanais, Flora Manjate, disse que de forma geral a veda ora terminada ocorreu sem sobressaltos, excluindo alguns casos isolados de indisciplinados que se fizeram a pesca, violando a lei.