PESCA ILEGAL: Moçambique no Painel de Alto Nível


Data: 01/06/2021

O país, no âmbito dos esforços globais de combate à pesca ilegal, está a participar desde hoje até sexta-feira no painel de alto nível relativo à Terceira Reunião das Partes do Acordo da FAO de 2009, sobre as Medidas do Estado de Porto para Prevenir, Impedir e Eliminar a Pesca Ilegal, não Declarada e Não Regulamentada.

Ao nível do continente africano, Moçambique foi o único país convidado a participar no painel de Evento de Alto Nível e abertura da Reunião das Partes, em reconhecimento do seu papel desempenhado no combate à Pesca Ilegal, não Declarada e Não Regulamentada a nível regional e global.

A ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maita, durante a intervenção destacou o facto do país, ao longo dos anos da implementação do acordo, ter aumentado a capacidade de monitoria de diversas embarcações que invadiam as águas territoriais e portos nacionais.

Na ocasião, reiterou que a luta contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada continuará no topo da agenda.

Moçambique, durante a reunião de hoje, para além das conquistas, partilhou igualmente a sua experiência e desafios na implementação do Acordo da FAO para Prevenir, Impedir e Eliminar a Pesca Ilegal, não Declarada e Não Regulamentada.