Moçambique pretende contribuir activamente na governação sustentável dos oceanos


Data: 20/11/2021

Moçambique, no quadro dos seus compromissos nacionais e internacionais, está empenhado em fazer ouvir a sua voz, por meio de acções e de vontade de, efectivamente, progredir no caminho da governação sustentável dos oceanos, na esteira da construção de um Oceano Global.

A garantia foi deixada pela Ministra do Mar, Àguas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, no encerramento da segunda edição da Conferência Internacional Crescendo Azul.

Mais adiante, a governante referiu que o país é apologista de que:
” para dar sustento à Década de Ciência dos Oceanos, impõe-se que estejamos mais coesos. Precisamos partilhar com as populações ideias inovadoras de gestão de oceano, para que atitudes de má utilização não sejam cultura dominante” disse.

A Conferência Crescendo Azul, que decorreu sob lema: Investir na Saúde do Oceano é Investir no Futuro do Planeta, teve lugar em Vilankulo, na província de Inhambane, desde quinta feira e teve o seu término sexta feira. Neste fórum, foram debruçadas várias temáticas divididas em Sessões Plenárias e eventos paralelos, que constituem o suporte principal para aquilo que se pretendia atingir com a realização do evento.