Ministra fixa Junho para fechar os processos de reestruturação


Data: 20/05/2022

“Até finais de Junho, temos que ter todos os processos de reestruturação do sector fechados, de forma a permitir que efectivamente se trabalhe, e se trabalhe com foco nos resultados”, palavras da Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, durante a visita que efectuou esta segunda-feira, dia 16 de Maio, às instalações do Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM).

Esta instituição, que resulta da fusão entre os extintos Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (IIP) e Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA), encontra-se neste momento no processo de organização, tanto do ponto de vista de recursos humanos como patrimoniais, para que possa responder, adequadamente, ao seu mandato, nos domínios do Mar, Águas Interiores e Pescas.

No InOM, a deslocação da ministra Lídia Cardoso tinha como objectivo conhecer a instituição, interagir com os colegas e inteirar-se do processo em curso de estruturação. Percorreu diversas áreas, designadamente de Ambiente Aquático, de Avaliação de Recursos Acessíveis à Pequena Escala, de Avaliação de Recursos Acessíveis à Pesca Industrial, Tecnologias de Informação e Comunicação, Planificação e Administração e Finanças e Aquacultura.
Lídia Cardoso afirmou-se satisfeita com o trabalho levado a cabo pelo InOM, incentivou os seus quadros acelerarem o processo de estruturação e a prosseguirem com acções de investigação e trazerem respostas para o melhor desenvolvimento do sector no país, e em particular da pesca e aquacultura.