MIMAIP em VI Conselho Coordenador.


Data: 28/11/2020

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP) realizou nos dias 26 a 27 de Novembro corrente, o seu VI Conselho Coordenador, que dentre vários pontos os quadros deste sector avaliaram o seu desempenho na implementação do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024, definir as linhas estratégicas de coordenação e directrizes para o sector, assegurar o alcance das metas do presente quinquénio.

O evento, decorrido em Maputo sob o lema “Incrementar a Produção, Promovendo a Resiliência Costeira e Pesqueira” juntou quadros do sector de todo o país.

A sessão da abertura, que contou também com o Presidente do Conselho Municipal, a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maita, destacou algumas realizações e desafios para o presente quinquénio.

Na produção, durante o presente ano, o plano previsto era 461.198 toneladas de pescado. A execução, no período de Janeiro a Setembro, foi de 309.467 toneladas, representando um cumprimento do plano em 67% e um crescimento na ordem de 2%.

“Enquanto a produção cresceu comparativamente a igual período do ano transacto, o mesmo não se verificou nas exportações, que foram severamente afectada pela pandemia”, referiu para depois explicar que “Do plano anual de 20.503 toneladas de produtos pesqueiros, foram comercializados para o mercado externo 7.419 toneladas, o que corresponde a uma taxa de realização de 36%, significando um decréscimo de 27%, quando comparado com igual período do ano de 2019”.

Nas receitas, o plano era de 791.753 mil meticais, tendo-se arrecadado 308.221 mil meticais, isto é, 39% do planificado, tendo o decréscimo sido na ordem de 33% em relação ao período análogo do ano transacto.

A governante desafiou aos sectores para se reinventar e inovarem para que as adversidades não afectem os planos do sector.

Por seu turno, o Presidente do Município reconheceu ser urgente a implementação de projectos que visam aumentar a resiliência das comunidades da zona costeira do grande Maputo.