MAIS DE 170 SINISTROS MARÍTIMOS SUCEDERAM NO ANO TRANSADO


Data: 19/01/2023

Pelo menos 120 pessoas morreram vítimas de acidentes marítimos no período compreendido entre janeiro a dezembro do ano transado com maior destaque para as províncias de Inhambane, Sofala e Tete, com 27, 22 e 18 perda de vidas humanas, respectivamente.
Ainda no quadro de sinistros de 2022-2023, foram dadas por desaparecidas no espaço marítimo, totalmente, 44 pessoas em diferentes parcelas do país, tendo a província de Tete se destacado com 18 desaparecidos.
Estes sinistros resultam de um cumulativo de 172 acidentes no mar, que sucedem de afogamentos, naufrágios, ataques por animais, encalhes, colisões entre embarcações, incidentes marítimos e outros tipos de acidentes.
Estes dados foram divulgados em conferência de imprensa ocorrida, na sexta-feira ultima, pelo porta-voz do Instituto Nacional do Mar (INAMAR, IP), Leonilde Chimarizene, o qual avançou que para mitigação destes sinistros o Instituto tem redobrado esforços com a produção e colocação de panfletos sobre a protecção e segurança marítima, implante de postos de fiscalização e a realização de palestras de sensibilização sobre o mar, durante os trabalhos de fiscalização.
Refira-se que, para o ano 2022 houve uma redução do numero de sinistros marítimos, comparativamente, ao ano de 2021.