INAMAR, IP faz-se conhecer à Comunicação Social


Data: 02/08/2022

O Instituto Nacional do Mar, IP (INAMAR, IP) deu-se a conhecer à Imprensa, através de um encontro realizado semana transacta com chefes de redacção, editores e jornalistas de vários Órgãos de Comunicação e Social Social.
O Presidente do Conselho de Administração desta nóvel instituição do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Isaías Mondlane, falando na ocasião, disse que a reunião tinha em vista, basicamente, dar a conhecer as suas realizações no quadro das atribuições de exercício da autoridade marítima nas áreas de jurisdição marítima, lacustre, fluvial e zonas costeiras, bem como nos domínios da administração, segurança e protecção marítimas.
Neste encontro interactivo, Isaías Mondlane destacou que a sua instituição pretende criar uma parceria com a Comunicação Social que ajude a informar a sociedade a compreender como o INAMAR, IP administra, ordena e fiscaliza o mar, e conscientizar as pessoas sobre as decisões tomadas.
Especificamente em relação à parceria com a Comunicação Social, referiu-se à disponibilidade do INAMAR, IP na formação e capacitação de jornalistas em matérias da administração do mar e Economia Azul, instituição do Prémio de Jornalismo sobre estas matérias, que, na verdade, seria a retomada de acções que o MIMAIP vinha levando a cabo na sua parceria com a Imprensa.
Paralelamente, a instituição vai promover o embarque de jornalistas nas embarcações de fiscalização para que estes possam viver e conhecer, no terreno, esta actividade de capital importância no combate à pesca ilegal.
Reagindo, os jornalistas presentes no encontro congratularam o INAMAR, IP por esta iniciativa e comprometeram-se a colaborar com a instituição, tal como, aliás, vem acontecendo com o sectordo Mar, Águas Interiores e Pescas, na sua globalidade.