Canadá disponibiliza fundos para iniciativas de desenvolvimento


Data: 12/05/2022

O Governo do Canadá tem disponível uma verba de 25 a 30 milhões de dólares canadianos, do fundo local para iniciativas de desenvolvimento, visando apoiar programas ou projectos relativos a mudanças climáticas ou assuntos do género que poderão contribuir para a mudança de mentalidade dos pescadores em relação às mulheres nas actividades de pesca e afins.

Este facto foi revelado pela Alta-Comissária do Canadá em Moçambique, Caroline Delany, que, segundo explicou, para se concorrer a este fundo deve-se submeter uma proposta através de uma nota conceptual à missão diplomática daquele país em Maputo.

Falando sexta-feira, dia 29 de Abril, numa audiência que lhe concedida pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, Caroline Delany disse que Moçambique é o sexto parceiro de desenvolvimento do Canadá e pretende reforçar as relações de cooperação nas áreas de Pescas, Energia e Infra-estruturas.

A Alta-Comissária manifestou, igualmente, a disponibilidade canadiana em apoiar na assistência técnica ao sector, através de um especialista em Economia Azul, que iria juntar-se ao grupo de trabalho na fase de elaboração da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul de Moçambique.

A ministra Lídia Cardoso apreciou a abertura do Governo do Canadá em apoia o Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas, destacando a assistência na governação oceânica, aquacultura, investigação, pesca artesanal, combate à pesca ilegal, bem como no estabelecimento, em Moçambique, do Centro Regional de Monitorização, Controlo e Fiscalização da SADC.